Em PG, rádio comunitária supera dificuldades

As rádios comunitárias frequentemente enfrentam dificuldades, como a falta de recursos, de funcionários, e estrutura precária. A Princesa FM, que é uma emissora comunitária, não foge a está regra. Instalada no bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa, há três anos, possui um período de transmissão relativamente curto se comparado às rádios comerciais, devido a ausência de locutores. A programação ocorre apenas das 8:30 às 22h.

Os noticiários estão divididos ao longo do programa e a maioria mantém caráter de utilidade pública, isto é, busca de soluções para problemas da comunidade. Tal serviço é pouco explorado nas rádios que são conhecidas pelo público em geral. Outro fator diferenciado da Princesa FM é a ausência de anúncios comerciais, como prevê a legislação da rádio comunitária no Brasil.

A rádio é uma boa opção para aqueles que gostam do estilo pop rock e do rock’roll, pois estão presentes durante quase toda a programação, a tarde e à noite. Pela manhã há música gaúcha e sertaneja, além dos noticiários e boletins informativos.

Por ser uma rádio comunitária há uma limitação de alcance das ondas sonoras. Para solucionar este problema foi criada a versão online da Princesa Fm, que é transmitida para todo o Brasil. Apesar de todas as restrições enfrentadas pela rádio, ela possui boas programações, como o “Chá das 5”, que são entrevistas com especialistas, profissionais ou pessoas que exercem cargo público. Assim, a emissora consegue transmitir conhecimento e um olhar crítico para a população, fatores que não estão presentes na maioria das rádios atuais.

Carla Onaga

Serviço:

Rádio Princesa FM – 87,9

Todos os dias – 8:30 às 22h

Site: http://www.princesafmpg.com.br

Foto: Divulgação

About these ads

Um Comentário to “Em PG, rádio comunitária supera dificuldades”

  1. se a rádio comunitaria não pode comercializar, então que o governo federal, banque a manutenção das mesmas.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d bloggers like this: